sábado, 6 de novembro de 2010

Projeto Macambira-Anicuns

O avanço urbano desordenado sobre mata ciliares em Goiãnia exigiu que os dirigentes políticos-administrativos propusessem a execução de um projeto de dimensões a altura de uma capital que detêm o título de melhor qualidade de vida no Brasil segundo o Instituto Brasil Américas. A capital possui a maior área verde por habitante, 94m²/ habitante perdendo apenas para Edmonton no Canadá que possui 100 m²/habitante dados obtidos em 2009. Com o projeto idealizado em 2003 pelo então prefeito Pedro Wilson (PT) visando revitalizar áreas próximas ao Córrego Macambira e Ribeirão Anincuns que proporcionaria benefícios diretos para 300 mil habitantes de diversos bairros da capital.

O Projeto Macambira-Anincuns é uma parceria entre Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Prefeitura de Goiânia assinado no dia 16 de setembro de 2009 entre o prefeito Íris Rezende e o representante do BID no Brasil,José Luiz Lupo, ficou assinado a liberação de recursos que garantiriam a execução do projeto .O governo federal, representado pela Secretaria do Tesouro Nacional, atua como fiador do projeto junto ao banco internacional. Orçado em 94,5 milhoes de dóloares o BID irá finaciar 60% do total, enquanto a prefeitura responsável por 40%,restante, o montante será pago por meio de 40 parcelas semestrais com prazo de amortização de 20 anos e juros anuais entre 4 e 5% e terá inicio no primerio trimestre de 2010, com um prazo de cinco anos para ser concluído.

O projeto sócio-ambiental mais audacioso do Brasil visa a recuperação ambiental de áreas de preservação permanente dos fundos de vale do Córrego Macambira, desde suas nascentes, e do Ribeirão Anicuns, entre a foz do Macambira e o Rio Meia Ponte, além disso o projeto Macambira-Anicuns irá beneficiar 114 bairros das regiões oeste, noroeste e norte, com a construção de três parques, três escolas, cinco centros de saúde e revitalização dos rios que batizam o programa.

A implementação do projeto se dará em três etapas: infraestrutura, regulação urbana e conscientização.O primeiro componente visa à construção das benfeitorias, aliada à reorganização urbana e ao reassentamento populacional.Hoje, a prefeitura estima que 227 famílias terão que ser desapropriadas para a construção, A Unidade Executiva do Projeto Macambira-Anicuns dispõe de plano exclusivo para a desapropriação das famílias e estabelecimentos comerciais em áreas passíveis de alagamento. O levantamento elaborado em 2005 aponta que 227 famílias e 54 comércios estão concentrados nesses pontos. Coordenador-geral do projeto, Wesley Moraes afirma que, em todos os casos, os moradores que precisarem ser desapropriados serão indenizados.O segundo componenete visa a recuperação de leitos e mata ciliar do Macambira-Anicuns. Na área arborizada entre os rios será construído o parque linear, de 26,5 Km de extensão. Os parques Pedreira e Macambira somam um milhão de metros quadrados de área de preservação.O terceiro componente do projeto visa a sustentabilidade social e ambiental. Com ela, a prefeitura deve se valer de programas e ações para a preservação do Macambira-Anicuns. “Trabalharemos a conscientização e a educação ambiental para que este trabalho não se perca com o tempo”, completa o coordenador-geral do projeto.

O Projeto Macambira-Anicuns firma-se como uma ação integradora multidisciplinar trazendo benefício direto para as populaçoes adjacentes e para o meio ambiente.






9 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo.
    Eu gostaria de acompanhar a execução desse projeto mais de perto, você sabe de algum fórum ou algum grupo que reúne informações sobre o macambira anincuns?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Fernando.
    Olha andei navegando na internet a procura, e o que encontrei foi esse:
    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=814958
    mas poderemos usar este espaço para debates relacionados ao assunto.

    ResponderExcluir
  3. Sempre busco informações, mas não é muito fácil. A coisa mais recente que encontrei foi uma declaração do prefeito Paulo Garcia dizendo que no inicio de 2011 já será possível ver alguns resultados. Pesquisei no google o nome do responsável pela unidade executora, ele teve os bens bloqueados por causa de envolvimento na falência da Encol. É claro que isso não quer dizer nada, mas me deixou um pouco preocupado. Gostaria de ver a mídia e a sociedade civil mais preocupada em acompanhar esse projeto, ele é muito importante para gyn.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Pois então como bem disse o prazo de entrega deste projeto é de 5 anos e que começariam as obras no primeiro trimestre de 2010, mas o que estou planejando, é por exemplo aqui perto de onde moro tem um dos trechos do projeto. Fui la para constatar alguma mudança,e nada... tirei fotos e o que vi foi so lixo e degradação. Estou planejando fazer isto para o percurso do trajeto inteiro tirando fotos e quem sabe editar um vídeo. Começei por aqui mesmo perto de casa e com ajuda do Google Maps vou seguindo por onde seguiriam as obras do Macambira-Anicuns para ver se houve alguma mudança, ou ate quem sabe na ultima das esperanças ver alguma maquina trabalhando. So que preciso de mais mídia e espaço pro meu blog. Para a informação repercutir

    ResponderExcluir
  6. Muito boa essa idéia de tirar fotos. Tenho um vídeo que detalha o projeto, não sei se dá pra postar ele no youtube, mas vou tentar. Vou começar a fazer umas fotos e umas filmagens para começar a registrar também. Penso que o mais provável é que o tema venha à tona quando for ter eleição para prefeito, se até lá nós conseguirmos montar um dossiê ou talvez um grupo interessado em cobrar pode ser que nos dêem atenção. Só para registro, o “proteste já” do CQC pode vir a se tornar uma opção, caso as coisas não aconteçam da forma correta.

    ResponderExcluir
  7. segue link do vídeo que falei http://www.youtube.com/user/internando?feature=mhum

    ResponderExcluir
  8. http://www.youtube.com/watch?v=mvpZaFqgN5E

    Outro link! de informação, E cresce a corrida por imoveis nas regiões do Faiçalville, Vila boa, Jardim europa e outros. Imovéis que eram vendidos por 120, a 150 mil passam de 200 agora.

    ResponderExcluir
  9. Não existe projeto, são apenas propostas de intervenção de um espaço. Procurem pelos projetos....eles não existem.No final vão fazer caminhos para pedestres e esse será o grande PROGRAMA AMBIENTAL MACAMBIRA ANICUNS!

    ResponderExcluir