sexta-feira, 9 de abril de 2010

Nessa quarta-feira dia 07 foi realizado na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás o Seminário de Mudanças Climáticas: Ações para mitigação, entre 08:00 da manhã e 17:00 da tarde. O seminário contou com a participação de especialistas de renome nacional, que teve como objetivo o comprometimento de agentes públicos, empresas, sociedade civil e cidadãos com práticas que possam melhorar a qualidade ambiental e reduzir a emissão de carbono.

O Seminário tinha como um de seus objetivos inserir Goiás neste contexto de mudanças climáticas como afirma o Deputado Estadual de Goiás e coordenador do seminário Thiago Peixoto:” O aquecimento global é real e exige ações urgentes para que seja possível evitar catástrofes em um futuro bem próximo “. A idéia da realização deste evento no Estado de Goiás nasceu na viagem a Copenhage, em dezembro do ano passado. O deputado foi o representante goiano na Conferência do Clima da ONU (COP-15). “Depois de ouvir diversos especialistas na Dinamarca, tive a certeza de que a discussão em Goiás de ações e metas que contribuam para a redução do aquecimento global é urgente e de extrema importância”, explicou o deputado.

No decorrer do evento foram levantados assuntos da COP-15, bem como suas decisões e documentos lá extraídos. Logo após a abertura o Secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge, afirmou que o tema Mudanças Climáticas enquadra como uma questão de prioridade individual, pois encaixa-se neste início de século como um ponto econômico,social e ambiental afetando todas as áreas do planeta. Seguindo em sua palestra foi revelado algumas ações em São Paulo no combate ao aquecimento global, a construção de Parques Lineares e as responsabilidades comum entre União- Estados –Municípios.

O evento teve a presença da AMMA/Goiânia que realizou a palestra discutindo o impacto da arborização no micro-clima na voz do Presidente Clarismino Junior, aonde o publico pode conhecer sobre suas metas e projetos realizados em Goiânia na recuperação dos mananciais e a construção de diversos parques ecológicos espalhados pela cidade. Sabendo que 84% dos brasileiros vivem em cidades, a qualidade do ar é determinante para o bem estar social, e os Parques ecológicos tornam-se benéficos ao habitante favorecendo um micro-clima agradável. Entre uns dos projetos da AMMA, O Projeto Jogo Limpo, firmado através da Prefeitura de Goiânia, AMMA e a Federação Goiana de Futebol (FGF), aonde é feito o plantio de árvores necessárias para neutralizar as emissões de dióxido de carbono (CO2) das partidas do Campeonato Goiano realizadas na Capital a partir de 2009.

A participação do Jornalista Vinícius Sassine demonstrou o papel da mídia frente a questões ambientais, e caracterizando-o como arma importante neste contexto. Matérias redigidas pelo jornalista foram expostas, mostrando como a mídia pode ter esse poder de conscientizar o habitante que o assunto do aquecimento global não é apenas uma relação de conversa entre as nações.

No começo da tarde a palestrante Malu Vilela, Coordenadora da Rede Amigos da Amazônia/Fundação Getúlio Vargas, descreveu como é o processo de desmatamento do corte a venda ilegal. “O desmatamento se destaca como o primeiro vetor na poluição”, afirmou a palestrante.

A última palestra ficou a cargo do Diretor do SOS Mata Atlântica Mário Mantovani, em seu discurso, o diretor enfatizou a importância de o cidadão criar a consciência de que as mudanças climáticas atingem diretamente a vida humana. "A palavra mitigação é exatamente a pergunta: o que eu posso fazer para diminuir os impactos no Meio Ambiente?", disse Mario. E mais. "O Meio Ambiente não é apenas problema do urso polar, mas é nosso que atingirá não só o clima em que vivemos, mas a economia, principalmente", enfatizou. Mario explica que a palavra sustentável é tratada com distância, principalmente pelos jovens que se vêem cansados de ouvir falar do assunto. "A questão é que sustentável só vai ser levada a sério quando cada um começar a medir sua emissão de carbono no mundo, e quando o cidadão entender e contabilizar seu consumo de Clorofluorcarbono (CFC)", abordou o diretor.

O diretor do SOS Mata Atlântica também apresentou um trabalho comparativo realizado pela empresa que igualou alguns bairros na cidade de São Paulo. Segundo os resultados obtidos, quando se compara os bairros que têm mais verde do que outros, é constatada uma diferença de até oito graus entre as localidades.

Mario mostrou aos presentes que essa mudança foi muito brusca no período de industrialização. "Muitos achavam que a industrialização era desenvolvimento, mas era atraso e um perigo que alcançava a humanidade", constatou Mario.

Ao concluir a apresentação, Mario Mantovani enfatizou a importância de se começar pequenas atitudes que, a princípio, parecem irrelevantes. Ele citou o exemplo de cada cidade lutar para que o vereador apresente projeto de Lei do IPTU verde. O projeto propõe que cada casa ou empresa que preserve ou plante verde reduza significativamente o valor tributário obrigatório.

Ao final do seminário o PEC Cerrado, foi o assunto, A Proposta de Emenda Constitucional do Cerrado também foi questionada por alunos de Ecologia e Análise Ambiental da UFG. A proposta 115/1995, do deputado Gervásio Oliveira (PSB/AP), está há 13 anos no Parlamento e proporcionará melhor proteção ao Cerrado e à Caatinga, reconhecendo-os como patrimônios nacionais, como já são a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira.




2 comentários:

  1. haha você tá querendo me colocar no sal com a sua enquete (para não falar palavras mais feias)
    ush é cada pergunta fácil escrita de modo difícil
    ush..^^
    muito bem organizado seu blog Hubner
    é como eu disse acho que você tb tinha que ser jornalista ambiental
    já pensou se um dia você se torna um professor pesquisador? Tenho dó de seus alunos na prova... BOMBA todo mundoOo
    aishuaishuaishuaishua
    mto legal...
    você também pesquisou a constituição?? Lei nº 7802??
    Parabénss!!
    E realmente o seminário foi muito bom e teve abrangência em diversos assuntos..
    Lully

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Lully estarei pensando na sua ideia kkkk e se eu fosse professor eu seria de boa todo mundo passava... ainda pesquisei a constitiuçao sim a lei ainda nao mas irei dar uma olhada concerteza

    ResponderExcluir